sábado, 27 de agosto de 2011

Caso Allan Barbosa





Allan Diego Henrique Barbosa, morreu no dia 17/06/2009. Segundo o inquérito policial, Allan Barbosa passou a se sentir mal no pós-operatório. Mesmo comunicado pela família que o paciente não estava bem, o médico, Dr. Acácio Augusto Centeno Neto, só compareceu ao hospital 2 dias depois onde a vítima estava internada

Pela denúncia, o médico, Dr. Acácio Augusto Centeno Neto, disse a família que o quadro se reverteria normalmente com o passar dos dias e se recusou a submeter o paciente a outro procedimento cirúrgico. Como o paciente continuou a piorar, o médico teria feito uma segunda cirurgia no quarto dia do pós-operatório. De acordo com a denúncia, o médico "foi negligente, ao não observar as regras pertinentes a sua profissão e ao não prestar imediato socorro à infeliz vítima".

Em novembro de 2009 o Ministério Público do Pará denunciou por homicídio e pediu prisão preventiva do médico Acácio Augusto Centeno Neto, acusado pela morte de Allan Diego Henrique Barbosa. O promotor Luiz Márcio Teixeira Cypriano denunciou o médico por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O pedido de prisão preventiva do médico foi feito, segundo o promotor, para garantir a ordem pública, evitando que outros pacientes se transformem em vítima, e por conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal, uma vez que o médico, por ser influente, "não medirá esforços no sentido de ludibriar a colheita da prova e a conseqüente busca da verdade real, tentando assim dificultar o trabalho da Justiça Criminal e seus operadores na busca da retributiva Sanção Corporal esperada".

Allan Diego Henrique Barbosa tinha 1,87 e 176 quilos. Ele precisava fazer cirurgia de redução de estômago porque estava impossibilitado de exercer suas atividades normais para um garoto com a idade dele. 'Ele não podia ir ao cinema, porque as cadeiras eram pequenas para ele; qualquer lugar que precisasse sentar ele tinha que comprar duas vagas; além da discriminação que ele sofria', conta a mãe de Allan Diego Henrique Barbosa.

De acordo com Ana Lúcia Henriques, mãe do jovem, Allan Barbosa foi fazer a cirurgia em um hospital particular e o médido o operou com a equipe médica incompleta. 'Allan Diego Henrique Barbosa passou mal já no apartamento e, de acordo com depoimento da própria equipe de enfermagem do hospital, quando o médico foi informado do quadro de Allan Barbosa, ele simplesmente disse que tinha que cumprir agenda, pois precisava fazer outras cirurgias e meu filho morreu', lembra emocionada.

2 comentários:

  1. Amiga, você vai conseguir eu tenho certeza!!!
    Você é uma das pessoas mais fortes que eu já conheci!!
    E além do mais quem sobreviveu a perda de um anjo, de um filho, enfrenta e suporta qualquer batalha!!!
    Muita força...se precisar estou aqui, mesmo que de longe!!Bjosss
    Larinha Cabral

    ResponderExcluir
  2. PRECISAMOS DE JUSTIçA
    TENHA PIEDADE MEU BOM DEUS
    Amiga, você vai conseguir eu tenho certeza!!!
    Você é uma das pessoas mais fortes que eu já conheci!!
    E além do mais quem sobreviveu a perda de um anjo, de um filho, enfrenta e suporta qualquer batalha!!!
    Muita força...se precisar estou aqui, mesmo que de longe!!Bjosss
    VANIA ANTUNES

    ResponderExcluir