quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Allan Diego Henrique Barbosa - Vítima de Suposto Erro Médico


Allan Diego Henrique Barbosa

Nascido em 02/07/1991, faleceu no dia 17/06/2009, aos 17 anos, vítima de suposto erro médico.

Segundo o inquérito policial, Allan Diego Henrique Barbosa passou a se sentir mal no pós-operatório. Mesmo comunicado pela família que o paciente não estava bem, o médico só compareceu ao hospital 2 dias depois onde a vítima estava internada

Pela denúncia, o médico disse a família que o quadro se reverteria normalmente com o passar dos dias e se recusou a submeter o paciente a outro procedimento cirúrgico. Como o paciente continuou a piorar, o médico teria feito uma segunda cirurgia no quarto dia do pós-operatório. De acordo com a denúncia, o médico "foi negligente, ao não observar as regras pertinentes a sua profissão e ao não prestar imediato socorro à infeliz vítima".

O Ministério Público do Pará denunciou por homicídio e pediu prisão preventiva do médico Acácio Augusto Centeno Neto, acusado pela morte de Allan Diego Henrique Barbosa após cirurgia bariátrica (redução de estômago) ocorrida no dia 08/06/2009. O promotor Luiz Márcio Teixeira Cypriano denunciou o médico por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O pedido de prisão preventiva do médico foi feito, segundo o promotor, para garantir a ordem pública, evitando que outros pacientes se transformem em vítima, e por conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal, uma vez que o médico, por ser influente, "não medirá esforços no sentido de ludibriar a colheita da prova e a conseqüente busca da verdade real, tentando assim dificultar o trabalho da Justiça Criminal e seus operadores na busca da retributiva Sanção Corporal esperada".

Allan Diego Henrique Barbosa tinha 1,87 e 176 quilos. Ele precisava fazer cirurgia de redução de estômago porque estava impossibilitado de exercer suas atividades normais para um garoto com a idade dele. 'Ele não podia ir ao cinema, porque as cadeiras eram pequenas para ele; qualquer lugar que precisasse sentar ele tinha que comprar duas vagas; além da discriminação que ele sofria', conta a mãe de Allan.

De acordo com Ana Lúcia Henriques, mãe do jovem, Allan Barbosa foi fazer a cirurgia em um hospital particular e o médido o operou com a equipe médica incompleta. 'Allan passou mal já no apartamento e, de acordo com depoimento da própria equipe de enfermagem do hospital, quando o médico foi informado do quadro de Allan, ele simplesmente disse que tinha que cumprir agenda, pois precisava fazer outras cirurgias e meu filho morreu', lembra emocionada.


Por Ana Lúcia Henriques, mãe de Allan Diego Henrique Barbosa

" Por que o doutor subestimou a observação do seu colega e não reoperou naquele dia seu sofrido paciente?
O Dr. ao ser cobrado pelos familiares do paciente Allan Diego Henrique Barbosa para reoperá-lo alegou diante de toda a gravidade do caso que não poderia ainda reoperá-lo porque havia outra pessoa agendada para uma cirurgia naquele dia 12/ 06 e só realizou a cirurgia porque foi pressionado pelos tios do jovemAllan Diego Henrique Barbosa.

A conduta assumida pelo Dr. contribuiu para o agravamento do quadro do jovem paciente Allan Diego Henrique Barbosa. Por que o Dr. fugiu de sua responsabilidade ao invés de urgentemente reoperar o jovem Allan Diego Henrique Barbosa?

O quadro evoluiu pela falta de ação imediata do médico responsável pois quis ficar observando até o paciente ficar taquicárdico leucocitose altíssima com quadro irreversível de infecção generalizada. Por que a demora nos procedimentos ?

O que o leva a achar que o responsável pela evolução do quadro foi o procedimento do endoscopista?

Antes da endoscopia a tomografia já mostrou anormalidade no pós operatório.

Você acha que se os procedimentos corretos e imediatos tivessem sidos aplicados ao jovem paciente Allan Diego Henrique Barbosa teriam revertido o quadro apresentado impedindo sua morte?"



8 comentários:

  1. Oi amiga..
    Muito triste saber que um jovem perde a vida por um erro absurdo de um médico que com certeza fez um juramento ..São um carniceiros que não estão nem aí para a vida e a dor das pessoas...Mais sabe amiga eles podem escapar da justiça aqui da terra,mais da justiça divina jamais...Deus te de força pra ir em frente..
    Bjus de luz no seu coração...

    ResponderExcluir
  2. acordaaaaaaaaaaa brasilllllllll vamos faze justiça , eita justiça lerda viu tantas familia sofrendo , e nada de justiça amiga estarei sempre clamando junto com vcs por justiça bjs

    ResponderExcluir
  3. SEGURAMENTE, ESTE "MÉDICO" NÃO LEU O JURAMENTO NO DIA DE SUA COLAÇÃO DE GRÁU, E SE LEU NÃO CUMPRIU, SEJA POR NEGLIGÊNCIA OU POR QUAL MOTIVO FOR, ELE TINHA EM SUAS MÃOS A VIDA DESTE JOVEM E NADA FÊZ...JUSTIÇA SEJA FEITA



    Texto do juramento de HIPÓCRATES
    Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
    Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
    Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
    Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
    Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
    Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
    Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

    — Hipócrates

    ResponderExcluir
  4. Como uma das precursoras a sair do silêncio
    em busca de justiça por conta de ERROS MÉDICOS,
    parabenizo toda equipe que se distanciou na luta
    contra impunidade.
    Que Deus dê força e persistência a cada um que
    procura alcançar a JUSTIÇA DOS HOMENS.
    Enquanto isso que a JUSTIÇA DIVINA se faça presente
    em nossas vidas.
    Um abraço e beijo fraterno, Ana Lúcia.
    Deise Machado

    ResponderExcluir
  5. ntes de mais nada , gostaria de relatar o que penso sob o ponto de vista de medicos negligentes e imprudentes,onde a vida para eles são tratados como verdadeiras ¨¨mercadorias¨¨esse conhecimento bestial de medicos negligentes e imprudentes chamamos de conhecimento vulgar,isto e´conhecimento naõ cientifico mas apenas experimental.O senso vulgar implica ou parte da constatação circunstancias aprendidas no dia a dia do homem comum vale dizer para esses negligentes e imprudentes que o CIENTISTA e aquele preocupado com a veracidade e a comprovaçao de suas praticas de seu conhecimento o que faz com que construa uma serie de enunciados e regras rigorosas que permitem a descoberta e a cura a partir desse conhecimento valoriza a vida humana.Para esses negligentes e imprudentes o seu senso é difuso,desorganizado,assistematizado e advém de varias fontes desordenadas e simultaneas o que ao contrario valeria dizer que tentaria ser coerente ,coeso,organizado,sitematizado e muitas vezes pre constituidos.Vale dizer para esses medicos omissos que dentre as virtudes intelectuais mais importante é a prudencia , a capacidade de deliberar sobre o que é bom ou mal, correto ou incorreto,e dentre as virtudes eticas, a de maior relevancia é a justiça porquanto deve ser praticada não somente em relação á propria pessoa mas em relação ao seu proximo.Ao bem da verdade a elicidade do homem e atingida pela pratica da virtude,disposição de carater que o torna bom e que o faz desempenhar bem sua funçaõ .A virtude é o atributo de visar o meio termo entre dois extremos, entre dois erros, um caracterizado pelo excesso e outro caraterizado pela falta ou DESCASO..... basta ao

    ResponderExcluir
  6. QUE DEUS DÊ FORÇAS PARA ESTA MÃE, E CADEIA PARA ESTE VAGABUNDO QUE CHAMAM DE "MÉDICO".
    FIZ BARIÁTRICA FAZ 50 DIAS, COM UMA EQUIPE MÉDICA MARAVILHOSA, NO NTCO, EM SALVADOR-BA. ESTOU MUITO FELIZ, REALIZADA E AGRADECIDA À EQUIPE MÉDICA DO DR ERIVALDO E DR LEONARDO VINHAS(EXCELENTES).

    ResponderExcluir
  7. Se há justiça nesse mundo acredite que se vai realizar muito brevemente..que coisa horrível que esse Doutor fez foi tipo uma crueldade mesmo que fosse sem intenção de o fazer! prejudicando assim o seu querido filho levando-o a morte. Espero que o Ministério faça justiça e que esse homem pague pelos seus erros deviam ate cassar a sua especialidade ficar sem o titulo de medicina. Beijo linda força viu Deus não dorme ele vai fazer justiçaa

    ResponderExcluir
  8. iSSO É UM ABSURDO,O Q FIZERAM COM ESSE JOVEM,TIRARAM A VIDA,DESTRUIRAM OS SONHOS,PLANOS,DEIXANDO A FAMILIA SEM CHÃO,SEM O OLHAR ,SEM AS RISADAS,SEM O QUE ELES AMAVAM ,COM CERTEZA ELE ERA AMADO ,QUE FOI ESPERADO COM MUITO AMOR PELA FAMILIA,DOUTOR SE FOSSE O TEU FILHO,O QUE VC FARIA,AGIRIA DA MESMA FORMA QUE AGIU COM O ALAN?SABE A DOR QUE ELE PASSOU?SABE DA VONTADE QUE ELE TINHA DE VIVER?A VONTADE DE IR EM LUGARES SEM PASSAR POR CONSTRANGIMENTOS?IMAGINO A ESPERANÇA Q ESTAVA NO ROSTO DELE AO ENTRAR NAQUELE HOSPITAL.PRQ DOUTOR?JUSTIÇA POR ELE,PELA FAMILIA,E PARA QUE OUTRAS PESSOAS EM BUSCA DE SONHOS NÃO FIQUEM COM OS SONHOS ENTERRADOS PARA SEMPRE!

    ResponderExcluir