quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Missa em memória a um ano de falecimento de Allan Barbosa


Missa foi marcada pela emoção e por pedidos de justiça para o caso

A igreja Santuário de Nossa Senhora de Fátima realizou, ontem à noite, a missa em memória a um ano de falecimento de Allan Diego Henriques Barbosa, jovem de 17 anos, vítima de erro médico depois de ser submetido a uma cirurgia bariátrica (redução de estômago), em junho do ano passado. Além da presença da família, a celebração eucarística contou com a presença de membros da Associação Paraense Contra Erros Médicos e amigos do adolescente.

Muito abalados com a perda, a única familiar que conseguiu falar com a equipe de reportagem foi a avó materna do jovem, Zoraide Silva. "Não estamos trazendo isso à tona por vingança, mas para que não haja mais casos como este. Entregamos o nosso menino ao médico sem nenhum arranhão e ele nos foi devolvido com 16 perfurações. Ele era a razão da minha vida e isso destruiu a nossa família", desabafou.

Filho mais velho do casal Ana Lucia e Francisco Henriques Barbosa, Allan estava sofrendo de obesidade e precisava passar por um procedimento cirúrgico bariátrico. Segundo a avó do garoto, ele estava em perfeitas condições antes de entrar na sala de cirurgia. "Ele não tinha nenhum exame alterado e ainda tinha passado por assistência psicológica", garantiu.

Procedimento

Segundo Inês Pires Teixeira, fundadora da Associação Paraense Contra Erros Médicos, o procedimento cirúrgico ao qual o jovem foi submetido não obedeceu aos critérios da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), pois o médico responsável pelo ato, Acácio Augusto Centeno Neto, realizou a intervenção sem o acompanhamento de um assistente. "A cirurgia é feita através de laparoscopia. E o médico sempre precisa ser acompanhado por outro médico ou um assistente. O médico do Allan operou sozinho, com todos os riscos. Daí, na ocasião, ele perfurou o intestino, torceu a alça intestinal e perfurou o peritônio do jovem", explicou Teixeira.

De acordo com o que foi apurado em um inquérito policial, ano passado, Allan apresentou um grave estado clínico durante o pós-operatório. E mesmo notificado sobre o que acontecia, o médico só compareceu ao hospital onde a vítima estava internada dois dias depois e ainda se negava a submeter o jovem a outro procedimento cirúrgico para reverter o quadro. Depois de comprovar a negligência do médico, o Ministério Público do Estado, por meio do promotor de justiça criminal, Luiz Márcio Teixeira Cypriano, decretou a prisão preventiva de Acácio Augusto Centeno Neto, pelo crime de homicídio culposo, em novembro de 2009.

Fonte: Portal ORM

Vídeo com fotos de todos os momentos da vida de Allan Barbosa, exibido na missa de 1 mês de falecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário