Allan - Vítima de SUPOSTO Erro Médico


Allan Diego Henrique Barbosa

Nascido em 02/07/1991, faleceu no dia 17/06/2009, aos 17 anos, vítima de erro médico.

Segundo o inquérito policial, Allan Diego Henrique Barbosa passou a se sentir mal no pós-operatório. Mesmo comunicado pela família que o paciente não estava bem, o médico só compareceu ao hospital 2 dias depois onde a vítima estava internada

Pela denúncia, o médico disse a família que o quadro se reverteria normalmente com o passar dos dias e se recusou a submeter o paciente a outro procedimento cirúrgico. Como o paciente continuou a piorar, o médico teria feito uma segunda cirurgia no quarto dia do pós-operatório. De acordo com a denúncia, o médico "foi negligente, ao não observar as regras pertinentes a sua profissão e ao não prestar imediato socorro à infeliz vítima".

O Ministério Público do Pará denunciou por homicídio e pediu prisão preventiva do médico Acácio Augusto Centeno Neto, acusado pela morte de Allan Diego Henrique Barbosa após cirurgia bariátrica (redução de estômago) ocorrida no dia 08/06/2009. O promotor Luiz Márcio Teixeira Cypriano denunciou o médico por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O pedido de prisão preventiva do médico foi feito, segundo o promotor, para garantir a ordem pública, evitando que outros pacientes se transformem em vítima, e por conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal, uma vez que o médico, por ser influente, "não medirá esforços no sentido de ludibriar a colheita da prova e a conseqüente busca da verdade real, tentando assim dificultar o trabalho da Justiça Criminal e seus operadores na busca da retributiva Sanção Corporal esperada".

Allan Diego Henrique Barbosa tinha 1,87 e 176 quilos. Ele precisava fazer cirurgia de redução de estômago porque estava impossibilitado de exercer suas atividades normais para um garoto com a idade dele. 'Ele não podia ir ao cinema, porque as cadeiras eram pequenas para ele; qualquer lugar que precisasse sentar ele tinha que comprar duas vagas; além da discriminação que ele sofria', conta a mãe de Allan.

De acordo com Ana Lúcia Henriques, mãe do jovem, Allan Barbosa foi fazer a cirurgia em um hospital particular e o médido o operou com a equipe médica incompleta. 'Allan passou mal já no apartamento e, de acordo com depoimento da própria equipe de enfermagem do hospital, quando o médico foi informado do quadro de Allan, ele simplesmente disse que tinha que cumprir agenda, pois precisava fazer outras cirurgias e meu filho morreu', lembra emocionada.


Por Ana Lúcia Henriques, mãe de Allan Diego Henrique Barbosa

" Por que o doutor subestimou a observação do seu colega e não reoperou naquele dia seu sofrido paciente?
O Dr. ao ser cobrado pelos familiares do paciente Allan Diego Henrique Barbosa para reoperá-lo alegou diante de toda a gravidade do caso que não poderia ainda reoperá-lo porque havia outra pessoa agendada para uma cirurgia naquele dia 12/ 06 e só realizou a cirurgia porque foi pressionado pelos tios do jovemAllan Diego Henrique Barbosa.

A conduta assumida pelo Dr. contribuiu para o agravamento do quadro do jovem paciente Allan Diego Henrique Barbosa. Por que o Dr. fugiu de sua responsabilidade ao invés de urgentemente reoperar o jovem Allan Diego Henrique Barbosa?

O quadro evoluiu pela falta de ação imediata do médico responsável pois quis ficar observando até o paciente ficar taquicárdico leucocitose altíssima com quadro irreversível de infecção generalizada. Por que a demora nos procedimentos ?

O que o leva a achar que o responsável pela evolução do quadro foi o procedimento do endoscopista?

Antes da endoscopia a tomografia já mostrou anormalidade no pós operatório.

Você acha que se os procedimentos corretos e imediatos tivessem sidos aplicados ao jovem paciente Allan Diego Henrique Barbosa teriam revertido o quadro apresentado impedindo sua morte?"