quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MP pede prisão de médico no Pará por morte de paciente após cirurgia bariátrica

O Ministério Público do Pará denunciou por homicídio e pediu prisão preventiva do médico Acácio Augusto Centeno Neto, acusado pela morte de um paciente após cirurgia bariátrica (redução de estômago) em um adolescente de 17 anos ocorrida no último dia 8 de junho. O promotor Luiz Márcio Teixeira Cypriano denunciou o médico por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O paciente, Allan Diego Henrique Barbosa, morreu no dia 17 de julho. Segundo o inquérito policial, Barbosa passou a se sentir mal no pós-operatório e teve febre e infecção. Mesmo comunicado pela família que o paciente não estava bem, o médico só compareceu ao hospital onde a vítima estava internada dois dias depois.

Pela denúncia, o médico disse a família que o quadro se reverteria normalmente com o passar dos dias e se recusou a submeter o paciente a outro procedimento cirúrgico. Como o paciente continuou a piorar, o médico teria feito uma segunda cirurgia no quarto dia do pós-operatório. De acordo com a denúncia, o médico "foi negligente, ao não observar as regras pertinentes a sua profissão e ao não prestar imediato socorro à infeliz vítima".

O pedido de prisão preventiva do médico foi feito, segundo o promotor, para garantir a ordem pública, evitando que outros pacientes se transformem em vítima, e por conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal, uma vez que o médico, por ser influente, "não medirá esforços no sentido de ludibriar a colheita da prova e a conseqüente busca da verdade real, tentando assim dificultar o trabalho da Justiça Criminal e seus operadores na busca da retributiva Sanção Corporal esperada".

Fonte: O Globo  

5 comentários:

  1. Sabemos que errar é humano, mas permanecer no erro é INCONCEBÍVEL.
    Um médico que faz um JURAMENTO PARA SALVAR VIDAS se recusar a reparar SEU PRÓPRIO ERRO, isto é INACEITÁVEL.
    Que nome se daria para um fato deste ??? Fatalidade ??? Acaso ??? NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ... não é só negligência, "ISTO É ASSASSINATO"

    JUSTIÇA BRASIL !!!

    ResponderExcluir
  2. uma erro que poderia ser reparado...foi muita negligencia mesmo...que haja justiça pra que isso nao volte mais acontecer...

    ResponderExcluir
  3. A cirurgia bariátrica é considerada de grande porte e alto risco. Como tal, esse médico não faria mais do que sua obrigação (por juramento e vocação)em dar especial atenção ao pós-operatório cujas 72 horas seguintes são de grande relevância.

    Sou favorável ao fim do corporativismo dos CRMs e da vergonha na cara, pois médico negligente é tão criminoso quanto um qualquer na rua que tira uma vida!

    ResponderExcluir